Universo Mangá


 

Frutos de uma indústria e uma tradição narrativa riquíssimas, os mangás têm impressionado os leitores e espectadores entusiastas com seus protagonistas adolescentes, seus ambientes originais, seu desenho hiperdinâmico e muitas coisa mais O que para o público ocidental é uma novidade, porém, é apenas uma mostra do imenso mundo entretenimento no japão.]




Basta dar um passeio pelas ruas de tóquio ou de qualquer outra cidade japonesa para apreciar a popularidade  do mangá e do anime, perfeitamente integrados no imaginário coletivo, a ponto de estarem presentes a qualqur aspecto de vida cotidiana. Nas estações de metrô ou nos vagões de trem é normal encontrar publicidade de mangás; as bancas de revistas têm dezenas de grandes revistas de comics; as livrarias e as comic shops transbordam de volumes de mangá; nas video locadoras estão expostos os DVDs dos desenhos animados mais importantes ; e as lojas de guloseimas estão cheias de balas com a estampa dos personagens dos quadrinhos. Mesmo cartazes de publicidade podem estar decorados com personagens dos mangás, ou nos cartões de crédito podem aparecer os robôs da série gundam ou os protagonistas de cyborg 009. Talvez sentados em algum lugar, almoçando os típicos ramen ( talharins em caldo de soja ) seja possível ver alguns salarymen ( assalariados ) que riem , assistindo a televisão ao enésimo episódio ( já há mais de 1.600! ) de sazee-san, comprovando o gosto dos japoneses por esse meio de comunicação.

PALAVRA FUNDAMENTAL

A palavra mangá foi criada pelo pintor katshushika hokusal (1760-1849) unindo dois caracteres da escrita chinesa e japonesa: MAN ( ´´divertido``, ´´insignificante`` ) e GA ( ´´imagem`` ) . foi o mangaka rakuten kitazawa (1876-1955) , no início do século xx , que aplicou esse termo aos quadrinhos . antes dele , primeiras historietas de humor recebiam diversos nomes, como giga, odoke e ponchi-e. Os três termos faziam referência a caricaturas ou desenhos de caráter cômico. Quem popularizou o mangá entre varias gerações de japoneses foi Osamu tezuka (1928-1989); sua importância foi tão grande que ele foi chamado de manga no kamisama (´´deus do mangá``).

Nenhum comentário:

Postar um comentário